top of page

VERGALHÃO DE FIBRA DE VIDRO – CONSTRUINDO UM FUTURO SUSTENTÁVEL

Atualizado: 16 de dez. de 2022


Estando no auge da evolução humana, a forma como construímos e construímos estruturas comprova que nossa existência ganhou um novo patamar de subsistência e ainda estamos avançando. Essa modernização do nosso desenvolvimento também exige inovação. Inovação que garantirá a segurança, a sustentabilidade e a sobrevivência de nossas futuras gerações. Uma característica particular dessa evolução são os materiais de construção utilizados na infraestrutura das cidades em que vivemos. Talvez o material de construção mais influente hoje seja o polímero reforçado com fibra de vidro (GFRP).

A maioria dos países desenvolvidos em todo o mundo está agora contando com métodos de construção sustentáveis ​​para economizar recursos e fornecer aos edifícios uma longa vida útil. A utilização de materiais tradicionais está a diminuir e a utilização de novos materiais que podem ser reciclados, reutilizados e reduzidos consumos estão a ser cada vez mais introduzidos. O uso de GFRP em vez de aço tradicional está sendo usado evidentemente. Especialmente em grandes estruturas, pontes e edifícios que se destinam a durar muito tempo.




Características do vergalhão GFRP:

GFRP resiste à corrosão

A razão pela qual o GFRP está sendo mais usado quando se trata de construção sustentável é que ele possui atributos livres de corrosão. O aço, por outro lado, não importa quão forte ou versátil seja, pode facilmente corroer e perder propriedades básicas baseadas em resistência que eram necessárias para a construção de estruturas. Nesse aspecto, o uso de GFRP traz muito mais benefícios do que apenas a força.

Sendo um polímero, o GFRP é capaz de suportar condições climáticas extremas e condições contínuas de chuva e água submersa. As principais causas da corrosão são a oxidação e os ataques químicos à base de íons cloreto. O GFRP foi feito para resistir a esses agentes corrosivos, permitindo que a estrutura sobreviva por longos períodos de tempo.

De acordo com os testes recentes de estruturas baseadas em GFRP, não houve perda de resistência, enquanto o aço e materiais semelhantes perdem seus atributos baseados em resistência após algumas décadas.


GFRP é econômico

Parte do custo dos materiais de construção consiste em transporte, peso e armazenamento. Por ser leve e ter menos chances de corrosão, o custo de armazenamento e transporte do GFRP é muito menor do que o do aço.

Alguns dos aspectos mais úteis do GFRP são que sua expectativa de vida e resistência são maiores que o aço em todas as dimensões. Sendo um quarto do peso do aço, a utilização deste material vem proporcionando à indústria da construção civil o diferencial competitivo necessário no mercado.

GFRP é um isolante

O aço é na verdade um condutor de calor e eletricidade; isso às vezes pode ser um problema, dependendo de sua aplicação. Um bom exemplo seriam os quartos de hospital com equipamentos de raio-x. Essas salas geralmente exigem reforço de GFRP, pois o aço causaria problemas.

Da mesma forma, em climas extremos, o calor e o frio são conduzidos pelo aço. O GFRP, nesse sentido, torna-se novamente uma alternativa útil, pois não pode conduzir eletricidade ou calor e frio. Isso fornece uma garantia extra de por que o vergalhão de fibra de vidro é uma excelente alternativa ao vergalhão de aço.


GFRP para o futuro

Os materiais de construção para o futuro precisam ser mais econômicos e devem ter qualidades que superem facilmente as matérias-primas tradicionais usadas na construção. A atividade econômica que é gerada pela construção é, na verdade, uma colaboração de várias outras indústrias, portanto, é importante que a inovação e a modernização sejam praticadas em todas as indústrias.

A questão do aquecimento global está piorando. As condições climáticas estão se tornando mais extremas, calamidades naturais como enchentes, tsunamis e tornados estão se tornando mais ferozes a cada ano. O custo da reabilitação após desastres naturais vale trilhões de dólares em todo o mundo e bilhões de dólares apenas nos EUA e no Canadá.


Construção Sustentável

A indústria da construção também está enfrentando mudanças muito necessárias principalmente devido à concorrência e ao aumento do custo dos materiais em todo o mundo. Nesse sentido, será uma boa abordagem utilizar materiais que valorizam a filosofia de construção sustentável. Os três Rs da construção Reduzir, Reciclar e Reutilizar também fazem parte das práticas modernas de construção que economizam recursos e minimizam o custo da construção.

Hoje, há evidências suficientes que apoiam o GFRP como um dos melhores materiais de construção que fornece a máxima utilidade a todos os interessados ​​na indústria da construção.

Quando se trata de infraestrutura, é importante planejar estrategicamente e também para o futuro. Isso exige que os gerentes de projeto selecionem os melhores materiais de construção para suas necessidades. As principais vantagens do GFRP é que não há fatores de risco envolvidos quando se trata de corrosão, resistência e ser economicamente amigável.

128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


MALHAPOP.png

COMPOSITE BLOG

Tudo sobre vergalhões e malha de fibra de vidro

Vergalha_transparente.png
bottom of page