top of page

CAUSAS DA CORROSÃO NO AÇO E COMO EVITÁ-LAS

Atualizado: 30 de mar. de 2023


 



O aço é um material de construção muito forte e durável. No entanto, suas propriedades sólidas e resistência não podem salvá-lo da corrosão. O fato de o aço corroer com o tempo significa que há uma quebra considerável em sua resistência e durabilidade. Se o aço corroer com o tempo, o edifício ou a estrutura em que foi usado fica potencialmente em risco e perde a resistência geral da estrutura com o tempo. É, portanto, necessário certificar-se de que as estruturas de aço sejam verificadas quanto a sinais de corrosão e devem ser devidamente cuidadas.


O que é a corrosão do aço?

Os engenheiros civis geralmente definem a corrosão como a reação química ou eletroquímica entre um material, geralmente metal e seu ambiente, que causa a deterioração do material e de suas propriedades ao longo do tempo.


Para o aço embutido no concreto, a corrosão resulta na formação de óxido que tem 2 a 4 vezes o volume do aço original e na perda de suas propriedades mecânicas ideais. A corrosão também produz descascamentos e vazios na superfície do aço de reforço, reduzindo a capacidade resistente em decorrência da redução da seção transversal.


Por que a corrosão do aço é uma preocupação?

O concreto armado usa aço para fornecer propriedades de resistência à tração que são necessárias para o concreto estrutural. Isso evita a falha de estruturas de concreto sujeitas a tensões de pressão e flexão devido ao tráfego, ventos, cargas permanentes e ciclos térmicos.


No entanto, quando a armadura sofre corrosão, a formação de ferrugem leva à perda de aderência entre o aço e o concreto e subsequente delaminação e esfoliação. Se isso não for verificado, a integridade da estrutura pode ser afetada. A redução da área da seção transversal do aço reduz sua capacidade resistente. Isso é especialmente prejudicial no desempenho de cabos de alto limite elástico em concreto protendido.


Por que o aço sofre corrosão no concreto?

O aço, quando combinado com concreto, geralmente está em uma condição passiva, não corroída. No entanto, o concreto reforçado com aço é frequentemente usado em ambientes hostis onde a água do mar ou sais de degelo estão presentes. Quando os cloretos penetram no concreto, provocam a ruptura da camada passiva de proteção do aço, enferrujando e achatando.


A carbonatação do concreto é outra causa de corrosão do aço. Nestas condições, o aço não permanece passivo e inicia-se uma rápida corrosão. A taxa de corrosão devido ao revestimento de concreto carbonatado é mais lenta do que a corrosão induzida por cloretos.


Ocasionalmente, a falta de oxigênio ao redor da barra de aço fará com que o metal se dissolva, levando a uma propriedade líquida de baixo pH.


Como prevenir a corrosão?

Engenheiros civis em todo o mundo criaram padrões rígidos de garantia de qualidade para garantir que os materiais usados sejam de boa qualidade. A mistura de materiais é outra forma de mantê-los fortes e manter sua resistência por um período máximo de tempo. Faz parte da responsabilidade do departamento municipal garantir que as construções sejam feitas dentro dos padrões estabelecidos para manter os edifícios seguros para os cidadãos.


É necessário proteger o concreto de danos por ciclos de congelamento e descongelamento. O ar também reduz a exsudação e aumenta a permeabilidade devido aos canais de água de exsudação. Descascar a superfície do concreto pode acelerar o dano por corrosão das barras de reforço embutidas.





Uma ótima solução para remover completamente a chance de corrosão em estruturas de edifícios é o uso de Polímero Reforçado com Fibra de Vidro (GFRP), também conhecido como vergalhão de fibra de vidro. Este é um material alternativo usado para o aço na indústria da construção. As qualidades do GFRP variam de ser livre de corrosão, ser leve, ter uma longa vida útil e ser mais forte que o próprio aço. Fama Fiberglass fabrica vergalhões de fibra de vidro GFRP no Brasil. Se você estiver interessado em saber mais sobre o vergalhão de fibra de vidro, visite nosso site ou entre em contato conosco.

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


MALHAPOP.png

COMPOSITE BLOG

Tudo sobre vergalhões e malha de fibra de vidro

Vergalha_transparente.png
bottom of page